alguma fotografia I
O ensaio “Paraty, algumas memorias” reporta a história e o clima da Paraty antiga, na década de 1970, conecta o tempo a um pouco da nostalgia de uma época de memória recente e ainda presente no imaginário de seus habitantes.
Em três focos da Paraty: suas águas, sua gente e suas portas, o ensaio pretende rememorar a vida na cidade nos anos 1970, antes da inauguração da rodovia Rio-Santos, BR-101, que trouxe a facilidade acesso, a notoridade e o turismo, mas também começou a acabar com um estado de espírito.
A fotografia é uma conexão entre o passado e o presente mas muitas vezes, dela que nos valemos para rememorar vivências antigas, por vezes anteriores à nossa própria existência.
O nome Paraty, segundo Teodoro Sampaio, significa: jazida do mar, o golfo, lagamar. Paraty é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, situado no litoral sul do estado, distante 258 quilômetros da capital, a cidade do Rio de Janeiro, junto ao oceano, entre dois rios, Paraty está a uma altitude média de apenas cinco metros.
Por estar localizada quase ao nível do mar, a cidade foi projetada levando em conta o fluxo das marés. Como resultado, muitas de suas ruas são periodicamente inundadas pela maré.
Veja a serie PARATY - ESTUARIO
Os paratienses são os narradores em primeira pessoa de uma história ainda desconhecida por muitos com sua arte de construir canoas, o comércio de secos e molhados, a pesca, a comida, a arte popular.
Veja a serie PARATY - Gente
.
O longo processo de estagnação vivido por Paraty ao longo do século XX manteve, paradoxalmente, o casario colonial, conservado no conjunto do centro, tornando a cidade um dos destinos turísticos mais procurados do país. A cidade foi, durante o período colonial brasileiro de 1530 a 1815, sede do mais importante porto exportador de ouro do Brasil.
Veja a serie PARATY - Portais
.