PARATY - Memoria de um tempo
UM POUCO DE HISTORIA
O nome Paraty, segundo Teodoro Sampaio, significa: jazida do mar, o golfo, lagamar. Paraty é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, situado no litoral sul do estado, junto ao oceano, entre dois rios, Paraty está a uma altitude média de apenas cinco metros.
Por estar localizada quase ao nível do mar, a cidade foi projetada levando em conta o fluxo das marés. Como resultado, muitas de suas ruas são periodicamente inundadas pela maré.
Memorias
A fotografia é a conexão entre o passado e o presente e, muitas vezes, nos valemos dela para rememorar a história. O ensaio “Paraty – memorias de um tempo ” apropria-se da imagem e do povo de Paraty, na década de setenta, resgatando-o através da fotografia. Nas fotos estão a memória de uma Paraty ainda não restaurada, fotos feitas na década de 1970, retrato de uma época, conexão do passado com o presente, o resgate da nostalgia da cidade ainda presente no imaginário de seus habitantes.
Ao resgatar parte da história do povo de Paraty, estabeleço um registro do modo de vida, e hábitos culturais, em vias de esquecimento, trazendo lembranças da cidade escondida, a arte da construção de canoas, a feira do peixe, a religiosidade e as brincadeiras da infância. São as lembranças mais profundas da cidade.
Nessa seleção de fotos destaco aspectos memoráveis da cidade Paraty: as águas, as montanhas, os cidadãos e os portais. Evidencio a tranquilidade, vivida no inicio dos anos 1970, de uma cidade quase sem carros, um pouco antes da inauguração da rodovia Rio-Santos, BR-101, que trouxe o turismo, a notoriedade, mas, também, provocou profundas transformações num estado de espírito que era característico daquele povo.
Edição especial
Preparamos uma edição especial, em tonalidade sépia, reportando o clima e a nostalgia em tons de amarelados.
Imagens de Paraty antiga em tons de sepia: PARATY em sepia