Festa d'ajuda - Cachoeira BA
Historia da festa
As primeiras documentações das manifestações populares datam final do século XIX, com as comissões de organização de missa, procissão, festa, arrecadação de fundos, etc. “Cada noite da missa era dedicada a um grupo social. Nesse dia, eles saíam em forma de ternos – como terno das mulheres, terceira idade, comerciantes – e desfilavam com sua fanfarra pela cidade”.
Os “embalos” e “levagens” de meia noite
A participação popular da festa surgiu de forma inusitada. No mês de sua realização, segunda quinzena de novembro, aconteciam os preparativos. A capela era lavada por ex-escravos e/ou descendentes, que saíam à meia-noite com latas e baldes fazendo “batuques” para acordar os companheiros e buscar água nos riachos Caquende, Pitanga ou Três Riachos.
Eles também eram responsáveis por distribuir, de porta-em-porta, lenha para a construção de fogueiras durantes os dias do festejo, já que, na época, ainda não existia iluminação pública.
Durante o percurso, essas pessoas que faziam a “levagem” da lenha entoavam cantigas populares. Todas essas manifestações eram feitas na calada da noite, já que foi instituído no país no ano de 1905 a lei da “Belle Époque”, que proibia qualquer tipo de manifestação abolicionista ou realizada por negros, como festas, candomblés e sambas-de-roda.
As imagems de algumas destas festas estao a seguir Festa d' Ajuda - Cachoeira BA