Eduardo Cesana 1972

About Eduardo Cesana

Bio

Natural de São Paulo, começou a fotografar ainda na escola secundária, nos anos 60 quando cursou o FCCB - Foto Cine Clube Bandeirante, em São Paulo, com orientação dos mestres Eduardo Salvatore, Yalenti, German Lorca, Marcel Giró  e estudo e o aproveitamento da luz, seus e efeitos, contrastes, contra-luz total. Na mesma época freqüentou o laboratório de revelação do Foto Clube quando desvendou sob a luz vermelha técnicas de revelação,  solarização e alto contraste.

No inicio da década de 70, desenvolveu processos de laboratório para acoplar de cor à imagem preto e branco, trabalhando no laboratório de José Daloia do All-Type, quando conheceu Miro de Souza, que na época, desenvolvia ensaios em fotos pintadas a mão com aquarela Ecoline.

A partir de 1975 enquanto realiza trabalhos de avaliação e controle ambiental em áreas industriais e registra aspectos de natureza e ambientes degradados por poluição.

Em 1984 se especializa em Sensoreamento Remoto e interpretação de fotografias aéreas na Universidade McGill no Canada. De volta, utilizou a fotografia infravermelho para registro da poluição e degradação ambiental.

Com a evolução da fotografia digital de qualidade, surgem novas possibilidades e ferramentas e dedica-se volta para o registro de natureza e aspectos sociais ligados a cultura nordestina.

Participou de diversas edições do Festival de Fotografia do Sertão em Feira de Santana com serie sobre Fantasia Populares e Registro de naturaza e aspectos historicos culturais da Caatinga do Oeste do estado da Bahia.